Oficina AAE: A Arte de Fazer Teatro - a partir de 5 anos
 06/04/2018 a 04/05/2018

O museu Lasar Segall oferece em parceria com o Mestrado em Artes da Cena - Célia Helena, nos meses de abril e maio, uma oficina de teatro para crianças de 07 a 11 anos.

O enfoque da ação se dá a partir de jogos teatrais, nos quais cada criança terá a possibilidade de passear por vivências de percepção, criação, improvisação, imaginação e experimentação, a partir da ludicidade que permeia a infância, por meio de dinâmicas e brincadeiras divertidas.
Para tal, os jogos serão propostos a partir das exposições do museu, buscando interagir diferentes experiências artísticas como artes plásticas, música, escrita, teatro.

Introdução:
O teatro é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de diversos aspectos inerentes ao ser humano, tais como as propriedades intelectual, social, afetiva, artística, dentre outras particularidades do mesmo.
Por meio do teatro é possível trabalhar uma série de especificidades com cada indivíduo, como, por exemplo, o foco, a atenção, o autoconhecimento, a capacidade de melhor se expressar, bem como ampliar e melhorar as relações em grupo.
Para esta oficina será utilizada a metodologia dos Jogos Teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906/1994). As ações serão elaboradas no decorrer das aulas, uma vez que o jogo teatral propicia na prática a experimentação dos conceitos elencados acima, inclusive por meio da possibilidade do improviso como forma de comunicação, de maneira poética e lúdica, reforçando a essência do “ser criança”.
A ideia é, também, estimular o “brincar” em cada criança, já que esta é na realidade uma forma de relação entre o eu e o outro, bem como para descobrir a si próprio, e de maneira criativa eles possam, aos poucos, exercer o próprio desenvolvimento emocional e cognitivo, dando lugar a autoconfiança, imaginação e espontaneidade.

Serviço:
Coordenadores: Tobias Vilhena de Moraes, Liana Ferraz e Graziela Barduco
Período: 06 de abril a 04 de maio (dias 06, 13 e 27/04 e 04/05)
Horário: sextas-feiras, das 10h00 às 12h00
Faixa etária: 07 a 11 anos
Nº de vagas: 15
Inscrições: abertas, pelo e-mail educa@mls.gov.br

Tobias Vilhena Educador do Museu Lasar Segall-IBRAM. Há 10 anos desenvolve projetos na área do Patrimônio Cultural. Pós-doutorado em História pela UNICAMP (FAPESP). Ator com formação na Escola de Artes Célia Helena. Pesquisador na área de Clown e Commedia Dell'Arte, participou de oficinas com Tiche Viana, Fernando Martins, Fabio Caniatto, Luis Louis, Lígia Maria Ruvenalth, Bete Dorgam; e no exterior com Antonio Fava. Atuou em peças de teatro dirigidas por Luah Guimarães, Dagoberto Feliz e Pedro Lopes. Participa do curso de Formação através da máscara, pelo Centro da Pesquisa da Máscara.

Liana Ferraz Professora de Expressão e Prática Vocal da Escola Superior de Artes Célia Helena. Coordenadora do curso de pós-graduação em Interpretação na mesma instituição. Possui Doutorado em Artes da Cena pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, já publicou trabalhos e participou de congressos por sua pesquisa na área de expressão vocal. Como atriz, já participou de diversas montagens teatrais recebendo prêmios e indicações em festivais de teatro que participou. É também dramaturga, roteirista e escritora (autora do livro "Elas estão quietinhas", publicado em 2016)

Graziela Barduco é atriz, arte-educadora e mestranda em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É graduada em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela FAAP, pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA, em Interpretação para Musical pela ESCH e em Administração Geral pela UNIP. No presente integra o elenco da Cia Cordiais, focada exclusivamente no público infantil, companhia da qual é também fundadora e coordenadora, bem como é pesquisadora das artes da cena, com foco em teatro infantil e na cultura da infância.

programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok