Curso de linoleogravura com separação de cores
 03/03/2018 a 28/04/2018

O curso se propõe a estimular a realização de projetos em linoleogravura com separação de cores, por meio da experimentação com diferentes tipos de matrizes (linóleo, duratex, mdf). Serão abordadas as etapas de: gravação, entintagem e impressão, além da complementação da policromia com a impressão dos relevos de estênceis cortados em cartão duplex.

O trabalho se desenvolverá por meio da orientação de projetos individuais, a partir de desenhos trazidos pelos participantes. Para se propiciar a realização de projetos serão abordados os processos de gravação e impressão em cores a partir do emprego do linóleo para a realização da matriz-chave e de matrizes de outros materiais para a impressão de cores tais como duratex, mdf e estênceis de cartão. Na etapa de estudos e desenvolvimento dos projetos a monotipia (direta e indireta) será utilizada como estratégia para a estruturação das imagens a serem gravadas.

Será analisada a obra de artistas com significativa produção em linoleogravura: Pablo Picasso, Grosvernor School (Lill Tschudi, Sybil Andre Cyril Power, Claude Flight), Sérgio de Moraes e outros. Duração: 8 aulas de 3 horas

Orientação: Francisoco Maringelli
Período: 03 de março a 28 de abril de 2018
Horário: sábados, das 15h00 às 18h00
Inscrições: a partir de 16 de fevereiro de 2018
Nº Vagas: 15
Público: Aberto a todos interessados a partir de 15 anos

Francisoco Maringelli
Formado em artes plásticas/ ECA-USP e arquitetura/ FAU-USP, desde 1979 desenvolve trabalhos em gravura, pintura e desenho. Em 2012 teve publicado o livro “Maringelli/ Coleção Artistas da USP. Atualmente é professor de gravura e pintura no Bacharelado em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes. Participou de mostras de arte e gravura no Brasil e exterior destacando-se: Maringelli: Percurso Gráfico, Caixa Sé e “Um pouco do Retrato de Todos Nós”/ Oficina Cultural Oswald de Andrade, em 2012; “Gravura Na Ponta da Faca/ Biblioteca Municipal Mario de Andrade, em 2016 e as coletivas “Paralelos”- Galerias Mezanino/ Mapa e “Homens e Ratos”- Galerias Mezanino/Aura em 2017.

programaçãonotíciaspatrocinadoresfale conoscoAcesso à informação
home
lasar segall
o museu
Acervo Integrado
exposições
ação educativa
biblioteca
oficinas e cursos
cine segall
amigos do museu
ok